Como o descanso te ajuda a obter mais ganhos

Atingir a hipertrofia muscular é um processo demorado e que exige uma maior dedicação aos treinos de musculação. Só que há muitas pessoas que confundem essa dedicação com o excesso de treino, sem dar uma chance ao descanso do corpo.

É aí que mora o perigo! Ter períodos de descanso é tão importante quanto treinar regularmente, uma vez que esse tempo de férias da academia proporciona excelentes resultados no processo de construção muscular.

Hoje, os grandes nomes do fisiculturismo, como o Skip La Cour, são adeptos de treinos muito intensos, seguidos de um descanso igualmente proporcional para chegar à hipertrofia.

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Afinal, por que o descanso é tão importante no ganho de massa muscular?

O descanso é essencial porque é nesse período em que o corpo consegue se recuperar e restaurar a energia, musculatura, glicogênio e proteínas. Ou seja, sem esse tempo longe da academia será impossível construir massa muscular.

Curiosamente, até mesmo o processo de queima de gordura nos tecidos musculares é prejudicado se não houver um período de descanso depois do treino, especialmente o mais intenso.

Durante o tempo longe da academia e treinos o corpo realiza uma ressíntese do glicogênio, reequilibrando essa substância no organismo e auxiliando no processo de recuperação do músculo.

No descanso também ocorre a síntese proteica, que está diretamente relacionada à regeneração do tecido muscular. Se essa recuperação não acontecer adequadamente, em um novo treino há um risco altíssimo de danificar o músculo, exigindo mais tempo para total reparo da musculatura da área.

Há, ainda, o aspecto neurológico e psicológico. É importante que o corpo e a mente estejam descansados para iniciar novos treinos, bem como para intensificá-los e conseguir suportar essa nova carga com sucesso.

Por isso, embora a tentação de voltar para a academia e fazer um novo treino seja grande, resista e não abra mão de descansar, para ter mais ganhos e sucesso na hipertrofia muscular.

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Mas, o descanso não provoca a perda de massa muscular?

Um dos mitos mais cultivados entre quem faz treinos de musculação é que ficar um certo período sem realizar uma série de exercícios para os músculos levará à perda dos resultados atingidos até então.

Na realidade, o descanso estimula o ganho e não a perda. Quem adota dias sem treinar e perde massa muscular provavelmente está fazendo algo errado em outro campo, como investindo em uma alimentação inadequada.

A dica preciosa é se lembrar que atingir resultados matadores de hipertrofia muscular exige um trabalho em diferentes frentes. É preciso treinar, mas também descansar e cuidar da alimentação e correta nutrição do organismo.

Se houver uma atenção maior a esses detalhes, certamente não haverá problema algum em tirar uma semana ou mais dias para si, para descansar o corpo adequadamente e voltar a treinar.

Como saber qual o tempo de descanso ideal?

O tempo de descanso perfeito varia de acordo com cada caso, especificamente a intensidade do treino. De modo geral, indica-se um descanso de pelo menos 48 horas, mas o ideal é consultar um educador físico para ter uma indicação exata para seu caso.

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