Como aumentar a sua resistência durante os treinos?

Todo corredor, seja ele amador ou profissional, sempre tem como meta em seus treinos aumentar a resistência física para ter uma melhor performance e conseguir percorrer distâncias cada vez maiores.

Acredite, ter mais resistência durante os treinos de corrida é mais simples do que se pensa. Há alguns segredos que podem ser adotados no dia a dia para conquistar esse resultado. Veja aqui quais são eles e os coloque em prática!

Respire corretamente

A respiração é fundamental durante o treino para ter melhor desempenho físico, evitando cansaço e fadiga, bem como câimbras e dores musculares, que são grandes vilãs.

Para corredores, o ideal é investir na respiração abdominal, que possibilita uma maior ventilação e absorção de oxigênio, retardando o cansaço físico e melhorando a resistência.

 

Treine com frequência

Quando a prática é feita regularmente, o corpo se acostuma mais rápido com a corrida e desenvolve uma maior resistência física. Quanto menor for o intervalo entre os treinos, melhor.

Isso ocorre porque com o tempo e adaptação à corrida o coração, inclusive a circulação sanguínea, passa a trabalhar com sobrecarga reduzida, o que aumenta o desempenho.

 

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Faça refeições leves antes da corrida

Alimentos pesados, como os que são ricos em gordura, devem ser deixados de lado antes do treino. O ideal é consumir algo leve, como frutas, carnes magras e carboidratos complexos, como a batata doce, que é uma ótima fonte de energia.

Mantenha a hidratação em dia

É muito importante beber água antes, durante e depois do treino. A desidratação compromete a performance, provocando tonturas e fadiga precoce, adiando a possibilidade de aumentar a distância percorrida.

Mas, tome cuidado para não exagerar, uma vez que o excesso de água pode provocar câimbras. Segundo treinadores físicos, o ideal é consumir de 300 a 500 ml de água antes e durante o treino.

 

 

Aposte no alongamento

O alongamento funciona como uma preparação do corpo para a corrida. Quando ele não é feito, o corpo demora para se adaptar ao exercício físico e tem resistência reduzida no início.

Por isso, investir nesse tipo de atividade é uma boa pedida para melhorar o desempenho, inclusive para evitar lesões, já que o alongamento também prepara a musculatura para os esforços que serão feitos, minimizando as chances de danos físicos.

Além de investir no alongamento antes do treino, também reserve um tempo para fazê-lo após a corrida, o que ajuda a aliviar tensões musculares. Neste caso, invista em séries de alongamento mais extensas, que são mais adequadas.

 

Evite exageros no ritmo

Correr no ritmo máximo logo no início do treino pode ser um desastre, principalmente se não houver uma boa preparação física. Durante os treinos, o correto é correr em um ritmo mais lento e ir aumentando gradativamente a velocidade.

 

Faça exercícios físicos complementares

A resistência física pode ser potencializada ao investir em outros exercícios que funcionam como complemento. Ótimos exemplos são a musculação e as atividades aeróbicas, que dão mais força, fôlego e resistência, possibilitando uma performance melhor, além de minimizar a chance de lesão.

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