5 dicas para construir hábitos saudáveis

Ter uma boa performance em treinos, emagrecer de maneira definitiva ou conquistar um corpo musculoso exige que se adote hábitos saudáveis, que funcionam como um suporte para atingir esses resultados.

É justamente aí que começa o problema, afinal, adotar hábitos diferentes não é nada fácil, já que se demanda um esforço maior para sair da rotina e fazer coisas novas e diferenciadas.

Há uma explicação científica para essa dificuldade: o cérebro humano demora um certo tempo para reconhecer e estruturar certas atividades como hábitos, por isso é difícil se adaptar a algumas situações no início.

Mas, acredite, o esforço de adotar hábitos saudáveis vale a pena. É possível garantir diversos benefícios, como melhora de desempenho em treinos, trabalho e estudos, inclusive mais qualidade de vida, saúde e ter ganhos estéticos.

 

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O segredo está em saber construir esse tipo de hábito, tornando-o rotineiro. Assim, fazer exercícios ou comer melhor não será um sacrifício, mas sim algo natural, fácil de ser feito e prazeroso.

Não sabe como construir hábitos saudáveis? Confira aqui cinco dicas preciosas para isso e passe a aplicá-las hoje mesmo em sua rotina!

1- Seja realista

Quando se adota hábitos que mudam completamente a rotina ou se estabelece metas inatingíveis (inalcançáveis pelo menos em um primeiro momento), o risco de fracassar é altíssimo.

Por exemplo, se sua ideia é praticar exercícios, não comece adotando um treino intenso realizado por pessoas que frequentam a academia há muito tempo. É provável que não consiga realizar as atividades físicas, desistindo delas de uma vez por todas.

Ser realista é a melhor solução: estabeleça o que deseja mudar, comece aos poucos, até tornar essa alteração um hábito. Assim, as chances de ter sucesso serão grandes.

 

2- Não tenha pressa

É só se lembrar daquele ditado popular que diz que a pressa é inimiga da perfeição. Raramente a adaptação a uma mudança de hábito é feita rapidamente. Por isso, deixe a ansiedade e pressa de lado, para que esse processo aconteça de maneira natural.

 

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3- Mude aos poucos

Não tente alterar sua rotina inteira de uma vez só. Dividir seus objetivos em pequenos blocos é o segredo para ter sucesso. No começo, adote hábitos saudáveis simples e fáceis de serem inseridos no dia a dia.

Depois que notar que já consegue fazê-los naturalmente, tente mudar algo um pouco mais difícil. Com o passar do tempo será possível notar que diversos hábitos saudáveis foram adotados, sempre de modo natural.

 

4- Saiba lidar com desvios

Não há como fugir: em algum momento haverá uma falha e volta a antigos hábitos. Mas, saiba que isso é normal. O importante é não desistir do propósito estabelecido e voltar a seguir hábitos saudáveis após esse desvio.

 

5- Acredite em si próprio

Construir hábitos saudáveis é um processo lento e difícil, mas não é impossível. Pensar que não tem aptidão para mudar só atrasará esse processo e colocará em risco a mudança necessária. A dica é passar a acreditar mais em si mesmo, o que facilita a adaptação às novidades.

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